
Aconteceu nos dias 26 e 27 de Abril de 2023, na Fazenda Parnaiba, associada da AMAPA – Associação Maranhense dos Produtores de Algodão, o Treinamento de Boas Práticas de Higiene e Manipulação de Alimentos com carga horária de 08 horas/aula cada. Foram duas turmas com o intuito de desenvolver competências e habilidades capazes de minimizar as perdas e desperdícios na produção de alimentos, garantir a segurança do consumidor final, atestar maior controle sobre a produção e agregar valor a mercadoria. O treinamento foi pautado nas notas reguladoras RDC 216/2004; RDC nº 497/2021 e a 217/2001, buscando otimizar os processos dentro da cozinha/refeitório.
A ação foi ministrada pela Thamyres Ananias Araújo, Nutricionista, formada pelo Centro Universitário UNINOVAFAPI (Piauí), especialista em Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição. Experiência em Alimentação Escolar, Nutrição hospitalar, atendimento clínico, responsabilidade técnica em Unidade de Alimentação e Nutrição, treinamento em refeitórios de fazendas e industrias, membro do time de facilitadores da Educare Consultoria e Educação Corporativa, empresa contratada para essa demanda. Para ela “O treinamento de BPF foi desenvolvido com sucesso, tendo em vista que a equipe de colaboradores é capacitada para o exercício da profissão e que o treinamento veio ao encontro do proposito almejado pois qualificou mais a equipe com técnicas atualizadas de como prevenir contaminação no serviço de alimentação da empresa”.
O trabalho do manipulador de alimentos (cozinheiro, auxiliar de cozinha) é o colaborador dentro das cozinhas e/ou refeitórios de fundamental para garantir para garantir alimentos mais seguros e proteger a saúde dos consumidores. Pensando nisso, nossa missão enquanto empresa formadora é levar conhecimento com o objetivo de esclarecer sobre os cuidados durante a manipulação de alimentos. A AMAPA, está de parabéns em fomentar esse tipo de treinamento aos seus associados a fim de atender a legislação vigente e dar qualidade de vida a todos que atuam na lavoura de algodão, são medidas como estas que combateremos as doenças provocadas pelo consumo de alimentos que ocorrem quando micróbios prejudiciais à saúde, parasitas ou substâncias tóxicas estão presentes no alimento afirma o CEO da Educare Consultoria Adriano Ferreira Neto.