Aconteceu nesta quarta-feira (01/02), a I Jornada Pedagógica de 2023 da Rede Municipal de Ensino de Nova Colinas – MA, com o tema: “Professor, acredite no seu potencial enquanto ensina e enquanto avalia”. No auditório da Escola Municipal Iramita Canaã Brasileiro, com o objetivo de levar a rede municipal de educação a novos patamares educacionais. Foi um momento descontraído e de reflexão sobre os novos fazeres e saberes da educação municipal. Para a secretária municipal de Educação, Iêda Castro, “Abrir o ano letivo de 2023 com um encontro com todos os gestores das escolas, professores, equipe da SEMED, é de estrema importância elevar a auto estima do professor, pois é ele que faz a educação acontecer”.
A palestra de abertura foi proferida pelo palestrante e professor Carlos Henrique da Silva que é graduado em História, bacharel em direito e teologia com pós graduação em supervisão, gestão e orientação educacional, especialização de conciliação e Mediação de Conflitos. Atuou como gestor de Escolas particulares da Rede Marista e docente, mostrando o valor do professor atinge-se sua auto-estima e, através desse processo, indica-se o valor da formação continuada e a busca do aprimoramento e do compromisso pessoal e profissional dentro do magistério.
Na II parte da da Jornada foi trabalhado a Indisciplina em sala de aula com o objetivo de Analisar o problema da (in)disciplina escolar, procurando compreender o que está acontecendo hoje em termos de sociedade, escola e sala de aula – Refletir sobre o desafio da afetividade (desejo, interesse, motivação, mobilização) na complexa realidade escolar contemporânea – Trabalhar algumas perspectivas para a mobilização para a aprendizagem, no horizonte de uma nova disciplina na sala de aula e na escola, pautadas numa postura de humanização.
A equipe da Educare Consultoria e Educação Corporativa, parceira do município desde 2019, no que se refere a formação continuada dos profissionais da educação municipal contribuiu mais uma vez com maestria e este evento sem dúvidas ajudará o município dá um salto em qualidade ao investir no capital humano, como os professores e servidores, como também de proporcionar qualificação atualizada com base nas melhores referências educacionais do país.