Aconteceu no dia 06 de maio, a II Formação Continuada de Professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Colinas – MA,  com o tema AVALIAÇÕES EXTERNAS X INTERNAS: NOVAS PERSPECTIVAS PARA APRENDIZAGEM, um assunto em alta tendo em vista que teremos avaliações externas em nível de Brasil (SAEB-2023). Segundo o  Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas – INEP, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, aplicados a cada dois anos na rede pública e em uma amostra da rede privada, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais.

A Secretaria Municipal de Educação do munícipio, com foco nos resultados 2023, proporcionou aos professores uma formação para reflexão e troca de saberes. Os docentes foram divididos em 3 grupos para realização de estudos e oficinas práticas sobre os descritores e a partir deles pensar em elaborar itens de provas no padrão das avaliações externas e das matrizes de referências.

As oficinas e a formação foram conduzidas pelas formadoras mestrandas Gigliane Batista com os professores de 6º ao 9º ano e Ilda Sodré com os professores de 1º ao 5º ano. A formação teve inicio as 08h horas da manhã e durou até as 15 horas da tarde. Foi dia muito produtivo nos quais os envolvidos puderam têm a possibilidade e condição de discutir, refletir e ampliarem seus conhecimentos sobre a temática avaliação da aprendizagem. Para secretária municipal de Educação  Rosilda “as práticas avaliativas têm sido discutidas e praticadas na nossa rede pois compreendemos que a avaliação é muito importante no processo de ensino e aprendizagem, e essa formação continuada veio para que nossos professores esteja cada vez mais capacitados buscando sempre ter uma prática avaliativa acolhedora, mediadora e inclusiva fazendo uso dos mais variados instrumentos avaliativos para que os alunos possam demostrar de maneiras diversas as aprendizagens adquiridas”.

 

 

 

Leia Também