A Lei Lucas nº 13.722, de 04 de outubro de 2018, torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de espaços de infância e escolas públicas e privadas. E o entendimento é que se estenda a todas as modalidades de ensino do país.

A lei surgiu depois de um acidente que resultou na morte do menino Lucas Begalli, uma criança de 10 anos de idade que perdeu a vida por asfixia mecânica que em questão de minutos, ao engasgar com um pedaço de salsicha do cachorro-quente que serviram no lanche em um simples passeio escolar. E essa fatalidade poderia ter sido evitada se os profissionais da das instituições tivesse preparo sobre primeiros socorros pelas pessoas responsáveis pelo evento. A qualificação de todos os profissionais dos espaços escolares é de suma importância, pois em ocasiões como esta poderia ser evitado e a vida do menino Lucas Begalli poderia ser salva com os primeiros socorros de forma rápida e adequada.

A Lei Lucas com ênfase nos primeiros socorros nas instituições de ensino, com prioridade na Educação infantil seja ela pública ou privada deverão oferecer essa qualificação a cada dois anos. Os cursos de primeiros socorros deverão ser ministrados por entidades especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, com o objetivo de capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível.

 O QUE OS PAIS PRECISAM SABER?

Procure informações se a escola ou espaço de recreação que a criança frequenta tem a equipe treinada para oferecer o primeiro atendimento em caso de emergência, em caso negativo, exigir da instituição o cumprimento da lei Lucas.

Ensine os filhos a discar os telefones de emergência em um celular bloqueado;

 O QUE A ESCOLA PRECISA ADOTAR?

Ações de formação contínua de seus professores e profissionais da escola periodicamente a cada dois anos;

Converse com as crianças sobre esse tema;

Adote cuidados básicos que as crianças precisam saber.

As reuniões de pais, colocar o tema em pauta;

Orientar os alunos maiores a assistir o vídeo e praticar a manobra de Heimlich;

Tenha um kit de primeiros socorros em lugar de fácil acesso em sua empresa/casa.

 

A EDUCARE CONSULTORIA E EDUCAÇÃO CORPORATIVA possui profissionais capacitados e qualificados no tema. Entre em contato conosco e saiba mais.

Por Adriano Neto,

Educare Consultoria e Educação Corporativa

Contato: (99)988411355

Leia Também